Somos uma escola que entende a educação como o processo contínuo e dinâmico de transmissão, construção e reconstrução de conhecimentos socialmente válidos, bem como de compreensão e fortalecimento dos valores em que se fundamenta o convívio social. Ultrapassando a visão puramente instrumental da educação, considerada como a via obrigatória para obtenção de resultados, e passa-se a considerá-la em toda sua plenitude: realização da pessoa como indivíduo e como agente transformador do meio.
A Escola, atenta à importância da capacidade de perceber, mediar e superar as dificuldades preocupa-se ainda em propiciar vivências que instrumentalizem seus educandos a enfrentar os desafios cotidianos, de forma ética e solidária, priorizando a vida, a dignidade humana, o pluralismo e a paz. Nesse sentido, o Colégio Sonho Mágico almeja dos egressos, atuação ética, autônoma, versátil, inovadora, crítica e hábil na resolução dos problemas, desprovida de preconceitos ou discriminação em razão de raça, cor, credo, sexo ou ideais políticos.
Partindo da concepção de que a criança “é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais no qual se insere ”, o Colégio Sonho Mágico preocupa-se em apresentar práticas pedagógicas que não fragmentem a criança nas suas possibilidades, habilidade e capacidades. Dessa forma, a escola, entende o cuidado como algo indissociável do processo educativo, garante não apenas o “direito fundamental da criança à provisão (saúde, alimentação, lazer, educação) e à proteção (contra a violência, discriminação, negligência e outros), como também seus direitos fundamentais de participação na vida social e cultural, de ser respeitada e de ter liberdade de expressar-se individualmente” , considerando a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sócio cultural.
Possibilita ainda ampla integração família-escola, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de organização familiar. A busca cotidiana pelo diálogo com os pais ou responsáveis legais dos discentes se dá, a partir da proximidade e intimidade no trato pessoal. Concorre ainda para essa integração o constante trabalho de conscientização da família para que a mesma perceba-se como parte integrante do processo ensino-aprendizagem.
© Copyright 2020 | Desenvolvido por Rabbit Digital